Skip to content

NEWS

HOME / NEWS

Lei de Liberdade Econômica: O que muda?

Por Gisele Müller – Advogada Cível – OAB/SC 42.179

Muito foi comentado sobre a Lei da Liberdade Econômica, aprovada em setembro de 2019, mas a pergunta que fica é: O que muda no meu negócio com essa nova lei?

Inicialmente é muito importante dizer que com essa nova Lei a burocracia vai diminuir ao abrir e gerenciar um negócio/ comércio. Essa lei foi criada com itens pensados para todos os seguimentos, não somente para o pequeno empreendedor, mas igualmente afetam esse segmento.

Pode-se dizer que a principal mudança que a Lei da Liberdade Econômica trouxe para os empresários foi a dispensa de alvará para negócios de baixo risco, uma vez que cada município e estado pode definir quais são as atividades que se encaixam nessa classificação.

Muitas pessoas podem achar que esse tipo de mudança não as atinge, mas um tipo de negócio de baixo risco citado nessa nova lei é aquele realizado na casa do empregador, que são digitais ou funcionam em espaços de até 200 metros quadrados, em prédio de até três pavimentos, com máximo de cem pessoas. Ou seja, muitas empresas se enquadram em tais características e hoje enfrentam muita burocracia para poder ter licenças/ alvarás, com o advento dessa nova lei isso não mais acontecerá, facilitando a criação e gerenciamento de empresas.

Uma mudança significativa dessa lei também é a emissão da carteira de trabalho, que passa a ser preferencialmente digital, o que vai ajudar na administração de empresas, uma vez que não vai mais precisar depender de seus empregados para ter acesso aos documentos.

Por fim, a Lei da Liberdade Econômica trouxe muitas modificações positivas visando diminuir a burocracia quando se diz respeito em criar e gerenciar empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. A nova lei também traz muitos aspectos inovadores e tecnológicos, os quais englobam diversas áreas jurídicas, cujo intuito é a efetiva desburocratização tendo como finalidade o crescimento econômico ao longo prazo.

É possível ser demitido por justa causa e ainda ser indenizado

É possível ser demitido por justa causa e ainda ser indenizado?

Para quem consegue reverter a justa causa por meio de um processo judicial, a resposta é “claro que sim!”, mas e se o empregado é mantido na justa causa, é
Leia Mais...
Intervalo de trabalho, como deve ser feito?

Intervalo de trabalho, como deve ser feito?

Saiba como deve ser feito o intervalo de trabalho!+Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação (intervalo
Leia Mais...
jovens de até 29 anos com baixa renda têm direito a meia entrada

Você sabia que jovens de até 29 anos com baixa renda têm direito a meia entrada?

Aposto que essa você não sabia rsrs+Segundo a lei 12.858 / Art. 23, é assegurado aos jovens de até 29 (vinte e nove) anos pertencentes a famílias de baixa renda
Leia Mais...
Precisa de ajuda? Converse comigo